A inclusão diz respeito a todos os alunos, pois todos têm direito a uma educação de qualidade.
"A Declaração de Salamanca, aborda que o princípio fundamental das escolas inclusivas, consiste na aprendizagem em conjunto de todos os alunos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas, adaptando-se a vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação a todos, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos e de uma cooperação com as respetivas comunidades. É preciso, portanto, um conjunto de apoio e de serviços para satisfazer o conjunto de necessidades especiais dentro da escola.
É importante que as escolas estejam preparadas para incluir todos os alunos com necessidades educativas especiais, e não o contrário."
Assim, é importante que todos os alunos tenham acesso à tecnologia.
Define-se tecnologia acessível como sendo uma tecnologia informática que permite aos indivíduos configurar o computador para atender as suas necessidades que, podem ser visuais, auditivas, de linguagem ou capacidade cognitiva.
A tecnologia acessível é composta por três elementos:
- Configurações de desempenho ou de acessibilidade (programas de software que permitem que se façam ajustes na configuração do produto para satisfazer a necessidades do indivíduo - visuais, auditivas, de mobilidade e aprendizagem).
- Produtos de tecnologia assistiva (especialmente hardware e software que permitem atender as múltiplas deficiências ou incapacidades de um individuo).
- A compatibilidade entre produtos da tecnologia assistiva, o sistema operacional e aplicativos de software -permitem que os produtos de tecnologia assistiva funcionem corretamente.
Centro de Facilidade de Acesso do Windows
Um dos recursos que se pode usar é o Centro de Facilidade de Acesso do Windows que permite, por exemplo, ativar uma áudio-descrição de forma a aceder-se às descrições áudio do que se passa nos vídeos, que se use um narrador que lê em voz alta o texto que se encontra no ecrã, a lupa que alterar o tamanho do texto e outros conteúdos no ecrã para facilitar a sua visualização, definir alto contraste que permite realçar o contraste da cor de um texto ou de imagens, atalhos de teclado, entre outras.
Enquanto professora, estas e outras acessibilidades que o Windows oferece, parecem-me de extrema importância. Alunos com problemas motores, com dificuldades de aprendizagem específicas como, por exemplo, a dislexia, com deficiência visual, entre outros, têm assim a sua vida facilitada contribuíndo para a sua inclusão na classe regular.
Fonte:
http://www.microsoft.com/education/en-us/teachers/guides/Pages/Accessibility.aspx