terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Comunicação aumentativa e alternativa

A fala é a forma mais comum de comunicação humana, no entanto, nem todas as pessoas conseguem falar, e a comunicação alternativa poderá ser a sua forma principal de comunicação. Para aquelas pessoas que apresentam problemas de fala menos graves podem usar a comunicação alternativa para aprender a falar ou para aumentar a sua comunicação e tornar a fala mais compreensível. Assim, a "comunicação alternativa é qualquer forma de comunicação diferente da fala e usada por um indivíduo em contextos de comunicação frente a frente" e a "comunicação aumentativa significa comunicação complementar ou de apoio." (Von Tetzchner, & Martinsen, 2002)
Algumas pessoas com sindrome de Down, autismo, paralisia cerebral ou qualquer condição que limita a fala recorrem a este tipo de comunicação para se expressar.

Sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (SAAC´S)

 

Signos Gestuais 
Na maioria dos países existem dois tipos principais de sistemas de signos gestuais.
 Programa MAKATON


Signos gráficos
Os sistemas de signos gráficos estão frequentemente ligados ao uso de tecnologias de apoio para a comunicação que compreendem desde as tabelas simples de apontar até aos equipamentos baseados em suportes informáticos. (Von Tetzchner, & Martinsen, 2002) 

SPC


PIC


Rebus



Bliss
 

Signos Tangíveis
Permite ver e tocar o signo. Alguns  signos tangíveis foram criados para pessoas cegas ou com deficiência visual severa. (Von Tetzchner, & Martinsen, 2002)

Referência bibliográfica:
Von Tetzchner, Stephen e  Martinsen, Harald (2002). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário