sábado, 2 de fevereiro de 2013

Programas leitores de ecrã


   Softwares como o JAWS, o Voice Over, o DOSVOX e o Virtual Vision, contribuíram muito para a autonomia da pessoa com deficiência visual.


   São programas que permitem a leitura de informações textuais através de um sintetizador de fala e, assim, podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual, idosos, pessoas que estejam com a visão direcionada a outra atividade, ou por pessoas que tenham dificuldades na leitura.
 Com estes programas a pessoa com deficiência visual pode ler,  escrever textos no computador e  navegar na Internet. 

  O JAWS é um dos leitores de ecrã mais utilizado pelas pessoas com deficiência visual. Está disponível em Português.
Permite o acesso a outros programas do Windows e à Internet.
"É usual ligar-se um leitor de ecrã, como é o caso do JAWS, a um sintetizador de fala. Eles de facto andam ligados mas são coisas diferentes. O leitor de ecrã (JAWS, ou mesmo o HAL também existente no mercado Português), como o próprio nome indica faz a leitura do ecrã e envia-o para um dispositivo. Esse dispositivo tanto pode ser um sintetizador de fala (caso do Eloquence no JAWS e do Orpheu no HAL) como também pode ser uma linha braille."

   O Virtual Vision permite às pessoas com deficiência visual utilizar o ambiente Windows, o OFFICE e navegar pela Internet com o “Internet Explorer”.
Não requer nenhuma adaptação especial para o programa funcionar, por isso, não é necessário o uso de um sintetizador de fala externo.
No site http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/vv_intr.htm encontra um guia de utilização do Virtual Vision.


  Relativamente aos outros programas, o DOSVOX, tem a vantagem de ser mais fácil de utilizar. "A comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações das pessoas com deficiência visual. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada". 


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário